Entrevista Ramon Scheidemantel

 

Confira a entrevista do PNAE   com o escritor de livros infantis Ramon Scheidemantel.

PNAE– Como surgiu o interesse por trabalhar com literatura infantil? Como você percebeu que tinha talento pra isso?
Ramon - Quando estava estudando publicidade e propaganda consegui fazer um estágio na área de design gráfico em uma editora de livros infantis.
Com o tempo fui conhecendo um pouco mais da área e pegando gosto pela criação das histórias. Daí para começar a escrever minhas próprias histórias e propor novos projetos foi algo natural. 

PNAE - Qual o tamanho do desafio de escrever para crianças?
Ramon - Enorme! Quando se escreve, a tendência é sempre tentar descrever situações novas e diferentes de tudo que já existe. Isso faz com que algumas ideias e histórias sigam um caminho complicado para os pequenos leitores. Por isso, é preciso manter um autocontrole constate de forma a manter as histórias simples e com fácil compreensão pelas crianças. 
Também existe um cuidado todo especial com a parte pedagógica. É preciso ter um suporte de profissionais especializados o tempo todo.

PNAE-  De onde vem as inspirações para as tuas obras?
Ramon - Sempre procurei conhecer o maior números de histórias possível. Desde a própria literatura, como cinema e simples contação de histórias. Até mesmo as piadas e simples conversas do dia a dia são inspiração para criação de novas histórias. Mas, é claro, quando se trata de inspiração, é preciso mencionar que são as crianças ao nosso redor que nos motivam criar. Alguns anos atrás meu irmão pequeno e minha sobrinha eram uma importante fonte de inspiração. Agora eles já estão mais crescidos, e por isso é necessário continuar o contato com o universo infantil para que haja inspiração para novas histórias.

PNAE – Como você identifica um assunto, um personagem, uma ideia, uma história que pode render um bom material?
Ramon - Bom, como também sou editor, o acompanhamento do mercado e de tudo que os grandes escritores nacionais e internacionais estão desenvolvendo é sempre um bom parâmetro. Mas, antes de mais nada, uma boa história é aquela que mexe com a nossa imaginação, causa identificação entre as personagens e o leitor e emocionam de uma forma em geral. Nesse aspecto, qualquer tema ou personagem pode ser muito bem explorada se o trabalho é feito com paixão.  

PNAE - Você tem obras que vão desde um conto, passando por histórias em quadrinhos, até poemas. Tem muita diferença? O que é mais fácil ou mais difícil?
Ramon - Especificamente, as histórias em quadrinhos são bastante trabalhosas por exigir que se faça um roteiro. No caso das histórias que são somente adaptações para esse formato, o trabalho é bastante técnico. Os contos e os poemas são, definitivamente, mais prazerosos de desenvolver. Algumas vezes as ideias nascem prontas, sendo necessário somente passar a ideia para o papel. Em outras, enquanto escrevo é que a imaginação vai dando vida ao enredo. Nesse caso, acabo sendo um espectador da minha própria obra. Esse tipo de trabalho é bem mais divertido!

PNAE – Qual o estilo de texto te satisfaz mais?
Ramon - Bom, como já mencionei, os contos são bastante interessantes de fazer. Porém, histórias como as da coleção Rimas do Planeta, aonde brinca-se com as rimas, são sensacionais de escrever, pois nunca se sabe qual será o fim da história até que as palavras comecem a ser escritas.

PNAE - Você costuma ter um feedback das tuas obras com os leitores? Isso te ajuda?
Ramon -Ajuda muito! Tenho muita curiosidade em saber o que os leitores pensam de cada obra. E preocupação também, pois sempre procuro passar boas mensagens para as crianças. Só a literatura está muito longe de ser uma ciência exata, e cada um pode tirar diferentes conclusões de uma mesma obra.

PNAE -  Os livros infantis sempre necessitam de imagens atrativas. Nesse aspecto, como se dá a relação do escritor com o ilustrador?
Ramon -Por ser editora da maioria das obras que escrevi, o contato com os ilustradores foi direto. Mas é sempre prazeroso ver seu personagem ganhar vida de uma forma diferente da que você imaginou. Isso sempre acontece, algumas vezes para melhor e outras para pior, é claro. 
No caso das histórias em quadrinhos, depois que as ilustrações são feitas, muitas vezes acabamos alterando boa parte do texto. Pois várias partes dos diálogos acabam sendo explicados apenas com a imagem.

PNAE – Está trabalhando em algum projeto novo ou vai ter alguma novidade que os leitores do blog poderão saber?  
Ramon - Sim, sempre! No momento estamos lançando alguns projetos de outros autores, mas sempre continuo escrevendo. Em breve novas histórias em quadrinhos estarão disponíveis, tanto da série Clássicos em Quadrinhos, que são adaptações dos contos de fada para o formato em quadrinhos, como também da série Sátiras em Quadrinhos.
Espero que todos gostem do que há por vir.

Rua Dom Pedro II, 319 - Bairro Petrópolis - CEP: 99051-390 - Passo Fundo/RS

Newsletter

Cadastre-se e receba nossas novidades!

2024 © PNAE. Todos os direitos reservados - Parceria Sistemas