Prefeitura de Jacareí/SP entrega mais de 9.200 livros para unidades escolares

Fotos: Alex Brito/PMJ

Mais de 9.200 livros de Literatura Infantil foram entregues pela Prefeitura de Jacareí para todas as unidades escolares do município, em um investimento superior a 180 mil reais. A distribuição simbólica foi realizada em uma cerimônia no auditório da Secretaria Municipal de Educação, na última segunda-feira (1º), com a presença do prefeito Izaias Santana, diretores e profissionais de ensino.

O prefeito agradeceu o compromisso de todos com a educação e com as crianças. “´Parabenizo o comprometimento com a leitura, que é a razão e a causa de todas as nossas realizações”, destacou. Lembrou que o município tem tradição de grandes autores.

A secretária de Educação Maria Thereza Ferreira Cyrino explicou que foi feito um diagnóstico de levantamento de como era cada espaço. “Diante disso, organizamos uma política neste sentido e construímos o programa Jacareí Cidade Leitora em todas as escolas, um movimento que vai muito além do papel e que será para sempre”, falou para os presentes.

O evento contou com uma apresentação artística da professora Nazaré. Toda a ação faz parte do Jacareí Cidade Leitora, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação, que objetiva fomentar e difundir o hábito da leitura na cidade, por meio de uma abordagem que promove a leitura como motor da transformação social dos sujeitos.

Em 2018, a Secretaria Municipal de Educação irá entregar 23.959 livros de literatura infantil, totalizando um investimento em leitura superior a 468 mil reais. O representante da empresa PNAE – Programa Nacional de Assistência ao Ensino – uma da empresas fornecedoras dos livros, José Maurício Wandscheer, também compareceu à cerimônia. “Estava contando com esta parceria. Venho a Jacareí há 16 anos para que a prefeitura tivesse a oportunidade de renovar o acervo, essa foi a primeira vez que o município mostrou interesse em adquiri o material”, disse. Segundo ele, “é o que tem de melhor no país hoje, com os autores mais renomados. Queremos seguir esta parceria por muitos anos”, completou.

A professora Patrícia Bonventi de Medeiros, diretora da EMEI Prof.ª Vicentina das Dores Queiroz, que contou sobre a ressignificação da Biblioteca Municipal no processo de educação das crianças. “A leitura sempre fez parte de nossas vidas. Ler é um ato de amor”, disse.

A professora Ana Cristina Monteiro Leite dos Santos, diretora da EMEF Prof. José Éboli de Lima, também falou da importância dos espaços de leitura nas escolas e no impacto que os 110 livros terão nas unidades escolares. “Estou muito feliz em receber este acervo. Quando chegarem os livros será um momento de celebração com as crianças, que estão envolvidas neste programa de leitura”, falou.

Todas as diretoras das unidades escolares da rede municipal receberam simbolicamente os acervos do prefeito Izaias Santana. Até o final do ano, serão entregues mais 10 mil livros a todos os alunos do ensino fundamental da rede municipal e mais 5 mil livros que farão parte dos acervos das bibliotecas públicas municipais, bibliotecas comunitárias e associações não governamentais.

110 anos – A entrega dos livros é integrante do eixo “110 anos, 110 livros: Qualificação dos acervos do município” do Programa Jacareí Cidade Leitora, em homenagem aos 110 anos da Biblioteca Municipal “Macedo Soares”, fundada em 1908, uma das bibliotecas públicas mais antigas do Estado de São Paulo. Essa vertente do programa objetivo requalificar e ressignificar os espaços de leitura da cidade, tanto nas escolas públicas municipais, como nas bibliotecas públicas municipais da cidade.

(Marta Fernandes/PMJ – Fotos: Alex Brito/PMJ)

Fonte: www.jacarei.sp.gov.br/prefeitura-entrega-mais-de-9-200-livros-para-unidades-escolares/

Imagens Relacionadas

Clique nas imagens para ampliá-las.

Rua Dom Pedro II, 319 - Bairro Petrópolis - CEP: 99051-390 - Passo Fundo/RS

Newsletter

Cadastre-se e receba nossas novidades!

2024 © PNAE. Todos os direitos reservados - Parceria Sistemas