Entrevista com Mary França

 O Programa Nacional de Assistência ao Ensino, PNAE,apresenta uma entrevista com a conceituada escritora infantil Mary França.  A autora que nasceu e vive em Minas teve seu primeiro trabalho publicado em 1969. Desde então, já escreveu dezenas de livros ilustrados pelo marido, Eliardo França. O casal revolucionou as publicações infanto juvenis, produzindo livros com harmonia entre texto e ilustração. 

 PNAE - De onde vem a inspiração para escrever para crianças?

Mary França - Escrevi meu primeiro livro no ano que terminei o curso de professora. Segui o Eliardo na pesquisa sobre livros para crianças. Ele no desenho e eu no texto e na pedagogia, encontrando Piaget. Quando percebi, tinha me apaixonado por criar e escrever histórias. Achei o meu caminho. Volto meu olhar para o cotidiano e sempre encontro uma isca. Muitas vezes é a própria criança que sugere  o caminho para uma boa história.

PNAE - Qual é o segredo para se manter há mais de quatro décadas com o sucesso como escritora infantil?

Mary França - Será que é a paixão?

PNAE - Como é essa parceria entre o casal Mary e Eliardo?

Mary França  - Eliardo começou primeiro. Certo da sua paixão pelo desenho ilustrava livros. Como eu sempre gostei de escrever fiz alguns textos baseados em pesquisas sobre o folclore brasileiro. Logo começamos a compartilhar idéias e surgiram nossas primeiras histórias. O primeiro livro foi “O Menino que Voa”, pela Editora Conquista. Somos parceiros na criação. Quem encontra uma boa isca conta pro outro e a partir daí são conversas, bate-papos, troca de idéias, anotações sobre como a história pode se desenrolar e principalmente terminar. Tudo acertado é escrever e ilustrar. Sempre é possível mudanças no meio do caminho. Às vezes uma história nasce pronta, acontece comigo ou com o Eliardo. Sempre faço o texto e o Eliardo as imagens.

PNAE- O que mudou, lá quando você iniciou sua produção literária, para literatura infantil que temos hoje?

Mary França - Mudaram as teorias educacionais, – os educadores senhores de si, proprietários do conhecimento, precisam apreender a ouvir, a participar, a conduzir,... surge a consciência e a prática do conceito da interatividade. Interagir é a palavra do século XXI. O conceito da leitura tornou-se abrangente... Ler imagem, cor, forma, expressão, hoje falamos em LER O MUNDO! Há na sociedade a consciência do valor da leitura na formação intelectual do indivíduo.

 PNAE - Vocês recebem muitos prêmios importantes da literatura. Isso é um incentivo a mais?

 Mary França - Prêmios são importantes. Indicam que você está num bom caminho. Porém o melhor de todos os prêmios é descobrir que sua história fez alguém rir, brincar, principalmente que foi guardada no fundo de um coraçãozinho.

 PNAE- Muitas obras também foram traduzidas para outros idiomas. Nesse aspecto, qual o sentimento de vocês?

 Mary França  - É estimulo, é pura vitamina. A gente se fortalece e está sempre pronto para novas ideias, novos livros.

 PNAE- Sobre o trabalho desenvolvido pelo PNAE, Programa Nacional de Assistência ao Ensino, dos quais o Portal Clube da Leitura faz parte, inclusive levando livros do casal Mary e Eliardo, o que você tem a dizer?

 Mary França  - Eliardo e eu estamos com olhos, braços e coração abertos para esta parceria. Tudo que desejamos é estar cada vez mais próximos de nossos leitores, e se vamos juntos conseguir isso, então estamos felizes

Rua Dom Pedro II, 319 - Bairro Petrópolis - CEP: 99051-390 - Passo Fundo/RS

Newsletter

Cadastre-se e receba nossas novidades!

2024 © PNAE. Todos os direitos reservados - Parceria Sistemas